segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Isolamento

Vivemos numa sociedade cada vez mais exclusiva, favorecendo assim o isolamento. O labor perde a dimensão social, e a vizinhança torna-se uma condição puramente espacial. 
Na escuridão do isolamento seguiremos qualquer luz, por vezes por lugares que nunca pensámos caminhar.

Na estreiteza do caminho, o equilíbrio torna-se difícil e as mãos são poucas para segurar. Sustenta-nos a fé pelo amor que já recebemos, e que ansiamos dar. Tremores, quedas, e lágrimas, fazem parte da caminhada, no final sorriremos, de volta à nossa estrada.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Concentração

A concentração é uma capacidade cuja importância não é ainda suficientemente acautelada no processo educativo. É-nos colocada simplesmente como um processo essencial à aprendizagem.
No entanto, a concentração tem sobre a aprendizagem um efeito catalisador variável, sendo assim possível a muitas pessoas, obter níveis de aprendizagem razoáveis ainda que com pouco exercício/desenvolvimento da concentração. As limitações por uma capacidade de concentração menos desenvolvida podem-se sentir numa fase mais adulta da vida.

A memória, ou capacidade de memorização é uma das áreas potencialmente afectadas pela concentração. Na ausência dela, recebemos informação em excesso de tal forma que o nosso cérebro é incapaz de identificar os pontos "chave" que conduzem à localização da memória.

A motivação pode também ser afectada, com particular relevância sobre motivos que nos são externos, onde a criação e manutenção da motivação são exigentes do ponto de vista de força anímica. Quando o motivo é mantido de forma contínua, o esforço pela sua manutenção é menor quando comparado com a sua perda e recuperação.

Quantas vezes já nos aconteceu desistirmos completamente de terminar algo pelo simples facto de termos sido interrompidos ?