sábado, 12 de novembro de 2016

Crescendo com mérito

O mundo do trabalho, é por ventura aquele onde mais frequentemente se debate o mérito das pessoas ou das decisões. Será que merece aquele salário ? Será que merece aquela autoridade ?

Com o flagelo do desemprego, o mérito aplica-se ainda algo a mais trivial como ter ou não direito a um trabalho remunerado. Não havendo trabalho para todos, ou pelo menos dentro dos critérios de quem os procura, espera que os consiga, os consiga por mérito.

A nível profissional identificou essencialmente dois tipos distintos de mérito, o mérito pela necessidade, e o mérito pela influência.

O mérito pela necessidade eu entendo como aquele que é conseguido na resposta  a uma necessidade funcional do seu empregados. O mérito pela necessidade é vulgarmente atribuído "àquela pessoa dedicada e muito trabalhadora". Quando atingido de forma mais individual que colectiva, a busca por este mérito pode frequentemente levar à exaustão. Cabe ao individuo procurar o mérito de uma forma equilibrada.

O mérito pela influência, eu entendo como aquele que se consegue pela capacidade de influenciar o trabalho de uma equipa, ou de uma empresa para que de forma que de forma colectiva consigam responder às necessidades. O mérito por influência umas vezes é conseguido pela via técnica, pela partilha de conhecimento ou invenção, outras vezes pela via humana, pela carisma, empatia, e motivação.

Nos últimos anos tenho conseguido obter o reconhecimento pelo mérito de necessidade. Nu futuro e através do meu crescimento como pessoa, espero  conseguir o mérito por influência, sendo que esse, é um caminho bem mais longo.