sábado, 29 de outubro de 2016

Estudar, trabalhar, casar

"Estudar, trabalhar, casar" assim se poderia resumir "ordem dourada" socialmente estabelecido. A lógica é a do sustento, o estudo sustentará o trabalho, e o trabalho sustentará o casamento.

E quando a realidade não se resume à ordem ? O estudo não garante trabalho, nem o trabalho garante casamento.

No caos temos que nos reinventar, criar o nosso caminho, diferente do que outro modelo de vida nos ensinou. Um caminho que não conhecemos, para o qual não temos mapa. Umas vezes entrando em becos sem saída, que nos forçam a retroceder, que nos desiludem, que nos fazem perder tempo, que nos forçam a retroceder para só depois retomar a caminhada.

Nos piores momentos tentamos compreender o que falhou, não porque nos sintamos falhados, mas porque saímos da ordem que tínhamos como certa.

Por vezes receamos pelos que levamos ao colo, será o caminho desconhecido demasiado difícil para eles ?

Nada na vida é certo, há que aprender que a incerteza nos conduz na magia que é a própria vida.

Fico grato, por todos aqueles que se cruzam no meu caminho, e especialmente àqueles que caminham comigo.



2 comentários:

  1. Para mim é um pouco diferente, sempre quiz estudar até ao fim da minha vida, e sempre vi o trabalho como uma forma de aprendizado, diversão, partilha de conhecimento, acúmulo de experiências, tentar contribuir para o bem estar e para a evolução da humanidade, etc. - E vivemos agora num mundo diferente do que era na nossa infância, e também muito diferente do que era há 10 anos, e igualmente diferente nos próximos 10 anos, tudo muda muito rápido. Questionamos a “sustentabilidade” quando vemos que a existência do dinheiro (físico, virtual ou o que for) faz cada vez menos sentido, o desemprego tecnológico veio para ficar, e 99% do trabalho humano existente será substitudo por máquinas, e a criação de trabalho será uma migalha quando comparado com os trabalhos que desaparecerão. Recomendo a visualização destes vídeos, que explicam isto tudo de forma muito mais detalhada: http://nitrofurano.altervista.org/rbe/videos

    ResponderEliminar
  2. O conceito de trabalho aqui utilizado foi o clássico: "emprego". Creio que do trabalho, no conceito de actividade continua, resultarão sempre frutos proporcionais à dedicação e ao esforço. É difícil, é árduo, é necessária muita persistência, grande parte é solitária, por vezes a motivação vai abaixo, mas os exemplos de sucesso são muitos e estão aí. Basta observarmos.

    ResponderEliminar