segunda-feira, 19 de maio de 2014

Força Interior

A lei que rege a força interior humana é -por agora- terreno desconhecido, a psicologia tem feito alguns avanços mas é infelizmente uma área de estudo com muito pouco investimento/adopção.

Durante milénios temos sido dominados por ideologias que defendem a insignificância da força humana por subordinação a outras forças ditas omnipotentes. Alguns defendem que esta subjugação é necessária para a manutenção da ordem. Eu acredito que tem servido para manter a ordem sim, mas com sacrifício de muitos, para beneficio de muito poucos.

No mundo actuam uma infinidade de forças, algumas que conhecemos tão bem que as conseguimos alterar, outras que nos são ainda totalmente desconhecidas. A nossa força individual é uma força desconhecida, não a sabemos medir, nem as regras por que se rege. Assim, acreditar que o resultado da nossa vida é determinado por forças externas, é uma questão de fé, e não de facto.

O resultado da nossa força é imprevisível a equação da vida é demasiado complexa,  por vezes o resultado é positivo, outras negativo, outras simplesmente anulado por outras forças. A única certeza que temos é sobre o resultado da força interior nula.

Sem comentários:

Enviar um comentário