quarta-feira, 4 de junho de 2014

Concentração

A concentração é uma capacidade cuja importância não é ainda suficientemente acautelada no processo educativo. É-nos colocada simplesmente como um processo essencial à aprendizagem.
No entanto, a concentração tem sobre a aprendizagem um efeito catalisador variável, sendo assim possível a muitas pessoas, obter níveis de aprendizagem razoáveis ainda que com pouco exercício/desenvolvimento da concentração. As limitações por uma capacidade de concentração menos desenvolvida podem-se sentir numa fase mais adulta da vida.

A memória, ou capacidade de memorização é uma das áreas potencialmente afectadas pela concentração. Na ausência dela, recebemos informação em excesso de tal forma que o nosso cérebro é incapaz de identificar os pontos "chave" que conduzem à localização da memória.

A motivação pode também ser afectada, com particular relevância sobre motivos que nos são externos, onde a criação e manutenção da motivação são exigentes do ponto de vista de força anímica. Quando o motivo é mantido de forma contínua, o esforço pela sua manutenção é menor quando comparado com a sua perda e recuperação.

Quantas vezes já nos aconteceu desistirmos completamente de terminar algo pelo simples facto de termos sido interrompidos ?

Sem comentários:

Enviar um comentário