domingo, 4 de maio de 2014

Sociedade para o Catolicismo Humanista

Depois de ter visto -mais- um filme sobre a segunda guerra mundial: "The Monuments Men", fiz uma breve pesquisa histórica sobre as motivações de Hitler para o genocídio dos Judeus, acabei por divagar um pouco pelo Judaísmo.

Algures na pesquisa fui dar com a organização "Society for Humanistic Judaism", achei o conceito tão interessante que decidi traduzir para português e adaptar para o catolicismo.

Princípios Fundamentais como Membros:

- Afirmamos a nossa identidade como membros da comunidade Católica, encontrando a força na sua história, cultura e conquistas. Vemos a nossa história como um testemunho da luta pela dignidade humana, e, tal como a história de outros povos, o produto das decisões e das acções do Homem.

- Demonstramos os nossos laços ao catolicismo através da celebração humanística dos dias santos e rituais de vida. Críamos e utilizamos eventos não religiosos mantendo os fundamentos históricos. O nosso objectivo é o de preservar um ambiente de identidade, integridade intelectual e ética comportamental entre os participantes.

- Afirmamos o valor do estudo e discussão sobre os diversos temas que afectem o ser humano. Utilizamos como fontes, a observação, experimentação, criatividade e expressão artística, para responder às questões sobre o mundo e procurando compreender as nossas experiências.

- Procuramos soluções para os conflitos da humanidade, que digam respeito à liberdade, dignidade, e auto-estima de qualquer ser humano. As nossas decisões éticas são baseadas na avaliação das consequências dos nossos actos.

- Acreditamos que é ao ser humano que cabe a responsabilidade de resolver os problemas por ele causado. Estamos empenhados, conforme a tradição católica, no suporte e acção social. Cada um de nós assume a responsabilidade pelo seu próprio comportamento, e todos nós colectivamente assumimos a responsabilidade pelo estado do mundo.

1 comentário:

  1. Interessante, João.
    Isto faz-me lembrar o Alain de Botton e o seu ateísmo nostálgico dos rituais e valores religiosos.
    Uma espécie de religião mas sem a divindade a atrapalhar a razão.
    Vê aqui: http://goo.gl/iPf9eS

    ResponderEliminar